Conselhos para um iniciante em Análise de dados

Jun 30 / Ref. Alexandra Ighodaro
Os analistas de dados são reconhecidos como alguns dos talentos de tecnologia mais procurados com demanda crescente e as empresas estão preparadas para pagar salários extremamente competitivos.

Não é surpresa que mais e mais pessoas estejam procurando mudar para o campo de outros campos, incluindo campos não técnicos.

No entanto, fazer uma mudança de carreira não é apenas sobre as especificações salariais e a segurança no emprego, mas você também quer ter certeza de que é uma função na qual você se destacará.

O que os analistas de dados fazem?

  1. Eles colaboram com as principais partes interessadas dos negócios para identificar desafios de negócios específicos, que precisam ser resolvidos.
  2. Eles extraem e reúnem os dados necessários para resolver o problema de negócios.
  3. Eles executam a disputa de dados para garantir que os dados sejam úteis.
  4. Eles encontram tendências, padrões e insights importantes nos dados usando as técnicas mais apropriadas.
  5. Eles interpretam as descobertas, as transformam em visualizações (como gráficos e tabelas) e as compartilham com as principais partes interessadas.
  6. Eles aplicam pesquisas de mercado e recomendam estratégias e ações baseadas em dados para ajudar os negócios.

A descrição do trabalho de um analista de dados, bem como as ferramentas necessárias para realizar o trabalho, variam de empresa para empresa, portanto, por enquanto, você só precisa se familiarizar com as funções e ferramentas gerais.

Como um novato no campo de análise de dados, você pode ficar sobrecarregado com a sobrecarga de informações, pois há muitas informações disponíveis na Internet. Acredito que definir metas de aprendizado grandes e pequenas é uma técnica que o ajudará a progredir.

Aqui estão algumas dicas que ajudaram muitas pessoas no inicio da jornada e espero que você as ache úteis ao iniciar sua própria jornada.

  1. Faça uma pesquisa adequada: Antes de mergulhar no campo, você deve fazer uma pesquisa adequada, descobrir do que se trata a análise de dados e se é algo que você acha interessante. Uma habilidade importante que você precisará com frequência é a capacidade de pesquisar o que você precisa no Google com as palavras-chave certas.
  2. Faça uma autoavaliação adequada: você deve fazer uma avaliação de seus pontos fortes e fracos para descobrir se você tem o que é necessário para se destacar neste campo. Como o papel de um analista de dados depende muito do pensamento crítico, da análise estatística, da resolução de problemas e da comunicação, você pode avaliar a si mesmo respondendo a perguntas como;
  • Você é naturalmente curioso/curiosa? Um bom analista de dados é como um detetive, montando a história, descobrindo o significado por trás dos dados e encontrando os culpados/respostas.
  • Você tem um pensamento analítico? Um analista de dados tira conclusões com base em fatos e informações, em oposição ao pressentimento ou intuição.
  • Você olha cuidadosamente para as evidências antes de agir? Um bom analista de dados presta boa atenção aos detalhes.
  • Você tende a questionar tudo ao invés de fazer suposições? Um bom analista de dados sabe como continuar fazendo as perguntas dos dados até confessar.
  • Você está com fome de informações ao resolver um novo desafio? Um analista de dados é engenhoso e tem boas habilidades de pesquisa.
  • Você é um solucionador de problemas afiado?
  • Você se sente à vontade para colaborar com outras pessoas e apresentar suas descobertas para um público variado?
Se você respondeu SIM às perguntas acima, você seria um excelente analista de dados!

3. Junte-se a comunidades de dados: A importância da comunidade no espaço tecnológico não pode ser exagerada, pois um esforço colaborativo é necessário para o avanço tecnológico. Existem comunidades em diferentes plataformas (LinkedIn, Discord, slack, WhatsApp, Twitter, etc.) que você pode participar para se manter motivado, aprender com os outros e pedir ajuda quando estiver travado. Eu recomendaria entrar na comunidade Data Marketing na plataforma que você está lendo esse artigo .

4. Tenha mentores: Os mentores podem influenciar e ajudar você direta e indiretamente em sua jornada. Você pode seguir e até mesmo entrar em contato com alguns profissionais para dicas e recomendações. Aqui está uma lista de 10 profissionais de dados que você pode seguir online que contribuem constantemente para o crescimento da comunidade de dados,

5 . Ame o conhecimento: como aspirante a analista de dados, você deve estar com fome de conhecimento e ter uma mentalidade pronta para aprender. Escolher esta carreira significa que você concordou e se inscreveu para uma vida de aprendizado e crescimento consistentes. O Data Analytics ainda está em desenvolvimento, então até os profissionais ainda estão aprendendo coisas novas. Você está pronto para a tarefa?

6. Tenha uma mentalidade de 'Crescimento acima da meta' : Alguns dias você atingirá e excederá suas metas, outros dias talvez não, mas ainda está aprendendo e crescendo independentemente.
7. Vá devagar e com firmeza: Ir rápido e com força leva ao esgotamento, mas ir com firmeza garante que você faça um progresso consistente. Há muito a aprender, então não tente aprender tudo tão rápido. Elabore um currículo de aprendizado para o roteiro que você deseja seguir e avance em um ritmo razoável. A aprendizagem é um processo ao longo da vida.
Abaixo está uma lista de ferramentas e habilidades para incluir em seu currículo de aprendizado de análise de dados.

  • Planilha (planilhas Excel ou Google)
  • SQL
  • Visualização (Tableau ou Power BI)
  • Linguagem de programação (R ​​ou Python)
  • Estatística e matemática
  • Machine Learning
  • Pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas
  • Pesquisa, coleta de dados e documentação
  • Trabalho em equipe, comunicação e apresentação.

    8. Entenda o processo: A análise de dados é muito mais do que as ferramentas envolvidas. Por mais que todos queiramos dominar as ferramentas, o conhecimento sobre o processo de análise de dados é importante. Eu recomendo fazer o curso Análise de dados com SQL aqui da plataforma da Data Marketing, que explica o processo de análise, desde fazer as perguntas certas até fornecer recomendações e insights ​​a partir dos resultados. 

9. O autodesenvolvimento é importante: não se concentre apenas nas habilidades técnicas, aprenda outras habilidades como gerenciamento de tempo, planejamento adequado, apresentação, comunicação, etc. Você pode ler bons livros de autodesenvolvimento e trabalhar duro para se tornar o seu melhor . Essas habilidades irão ajudá-lo a se destacar.

10. Compartilhe seu trabalho online: o feedback e as recomendações que você recebe online o ajudarão a crescer e melhorar suas habilidades. No entanto, antes de compartilhar seu trabalho online com profissionais, compartilhe com seus amigos e faça as correções sugeridas antes de compartilhar com um profissional para revisão, pois eles estão ocupados e recebem muitos pedidos diariamente. Alguns dos mentores que mencionei anteriormente, desinteressadamente, arranjam tempo para revisar projetos para iniciantes.

Agora compartilhe o que achou na comunidade DM

Created with