Jun 17

Mas afinal, o que é um Cientista de Dados?

Milhões de dados são gerados todos os dias e essa produção massiva de dados brutos leva a necessidade da utilização da tecnologia para o armazenamento e a transformação em informações que as empresas possam usar para tomada de decisões, além da criação de produtos e serviços mais inovadores.
São vários campos que a ciência de dados abrange, incluindo programação, estatística, métodos científicos, machine learning e análise de dados para extrair valor dos dados. Aqueles que praticam a ciência de dados são chamados de cientistas de dados e combinam uma variedade de habilidades para analisar dados coletados da web, smartphones, clientes, sensores e outras fontes para obter insights acionáveis.
A ciência de dados abrange a preparação de dados para análise, incluindo limpeza, agregação e manipulação de dados para realizar análises de dados avançadas. Os aplicativos analíticos e os cientistas de dados podem então revisar os resultados para descobrir padrões e permitir que os líderes de negócios obtenham insights informados.

Entendendo o seu papel 

Como a tecnologia moderna permitiu a criação e armazenamento de quantidades crescentes de informações, os volumes de dados explodiram. Mas esses dados muitas vezes ainda estão apenas em bancos de dados e data lakes, em sua maioria intocados.

A riqueza de dados coletados e armazenados por essas tecnologias pode trazer benefícios transformadores para organizações e sociedades em todo o mundo, mas somente se pudermos interpretá-los. É aí que entra a ciência de dados.

A ciência de dados revela tendências e produz as informações que as empresas podem usar para tomar melhores decisões e criar produtos e serviços mais inovadores. Talvez o mais importante seja que ele permite que os modelos de machine learning (ML) aprendam com as grandes quantidades de dados que estão sendo fornecidos a eles, em vez de depender principalmente de analistas de negócios para ver o que podem descobrir a partir dos dados.

A maior dúvida de quem quer iniciar 

Com as inúmeras possibilidades que a internet nos traz, temos muitos cursos livres disponíveis, cursos tradicionais e muita informação, o que também gera confusão em quem pretende iniciar nessa carreira. O profissional fica sobrecarregado de conteúdo que muitas vezes podem atrapalhar mais do que orientar quem está iniciando. 
Por onde começar é uma questão difícil e pode ter respostas diferentes dependendo das experiências de cada pessoa. Uma linha genérica abaixo e conforme você vai aprendendo, vai modificando sua trilha para as sub-áreas que mais te agradam. 

Devemos começar por um caminho simples, aprendendo programação, estatística e conhecimento de negócio, utilizando as principais ferramentas. O conhecimento segue uma curva exponencial, nunca mais vai parar, o que precisamos é ter um plano estruturado de estudo.
Created with